Cientistas afirmam que Sistema Solar tem nono planeta

Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Imagem de como poderia ser o "Planeta Nove", que não foi observado pelos cientistasDupla de astrônomos diz haver "boas evidências" da existência de um nono planeta, cuja órbita seria 20 vezes mais afastada que a de Netuno, o mais externo do Sistema Solar. Dois astrônomos dos Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira (20/01) ter detectado "boas evidências" da existência de um novo planeta, gigante e gelado, nos confins do Sistema Solar. A afirmação é feita com base em modelos matemáticos e simulações por computador e não em observação direta. O corpo celeste, batizado de "Planeta Nove", teria uma massa cerca de dez vezes superior à da Terra e uma órbita 20 vezes mais afastada que a de Netuno, o oitavo e mais externo planeta do Sistema Solar, que gira em torno do Sol a uma distância média de 4,5 bilhões de quilômetros. O possível planeta levaria entre 10 mil e 20 mil anos terrestres para completar uma volta em torno do Sol, afirmaram os cientistas Konstantin Batygin e Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, em artigo publicado no periódico Astronomical Journal. Plutão foi considerado por muito tempo o nono planeta do Sistema Solar, mas perdeu esse status quando foi rebaixado a planeta-anão por ser demasiado pequeno. O "Planeta Nove" teria uma massa 5 mil vezes maior que a de Plutão e, segundo Brown, é o "mais planeta de todos os planetas do Sistema Solar". De acordo com a dupla de cientistas, os planetas-anões são aparentemente afetados por uma força gravitacional que só pode ter origem num planeta oculto, um "perturbador massivo", como o "Planeta Nove". "Pela primeira vez em mais de 150 anos, há boas evidências de que o censo planetário do Sistema Solar está incompleto", afirmou Batygin. Se for confirmada a existência de um nono planeta no Sistema Solar, através da observação com telescópios, ele será o quinto maior, depois de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. AS/lusa/dpa/ap