China conclui testes de voos nas disputadas ilhas do Mar do Sul da ChinaNotícias do Mundo
PUBLICIDADE
Notícias


China conclui testes de voos nas disputadas ilhas do Mar do Sul da China

11:45 | 06/01/2016
A China concluiu com sucesso o teste de voo de dois aviões civis no aeroporto recém-concluído no sul da ilha, partindo de Hainan para Fiery Cruz Reef, uma das sete ilhas artificiais que a China criou nas disputadas Ilhas Spratly nas águas do Mar do Sul da China, apesar da reação internacional contrária dias antes, informou nesta quarta-feira a agência de notícias estatal Xinhua.

No fim de semana, a China fez um teste semelhante, o que levou a condenação do Vietnã e das Filipinas, que têm reivindicado os territórios na região. Pequim reivindica soberania sobre praticamente todo do Mar do Sul da China e tem em curso uma agressiva construção de sete ilhas artificiais na região.

Os EUA também criticaram Pequim por suas ações no fim de semana, com um porta-voz do Departamento de Estado dizendo que os testes de voos "são inconsistentes com os compromissos da região para exercer a moderação de ações que podem complicar ou elevar disputas".

Em um comentário separado, a agência Xinhua disse que o teste "não é nada mais do que um esforço do país para melhor servir as necessidades dos muitos navios que utilizam uma das passagens de transporte mais movimentada do mundo".

A agência acrescentou ainda que os voos poderiam ajudar a facilitar os esforços de busca e salvamento e de prevenção de desastres, citando o desaparecimento do voo 370 da Malaysia Airlines como exemplo em que os tempos de resposta mais rápidas poderiam ter ajudado nas buscas. Pequim afirma que a sua soberania sobre a área é "incontestável e evidente". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS