Participamos do

Armas usadas em ataque na Indonésia provavelmente têm origem nas Filipinas

09:25 | Jan. 17, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A polícia da Indonésia afirmou neste domingo que as armas usadas em um ataque terrorista em Jacarta, capital do país, provavelmente têm origem nas Filipinas. O ataque ocorreu na quinta-feira passada e deixou quatro civis mortos. O porta-voz da polícia, Anton Charliyan, disse que as armas são "caseiras" e possuem indícios de terem sido feitas nas Filipinas. "Elas foram bem construídas", acrescentou.

Segundo ele, outras nove armas apreendidas em incursões contra o terrorismo em todo o país desde o ataque também podem ter vindo das Filipinas. As afirmações são feitas com base em informações obtidas com algumas das 11 pessoas presas. Quatro deles e quatro civis morreram durante os ataques de quinta-feira, a primeira grande ação terrorista na capital do país desde 2009. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade e disse que o financiamento veio da unidade do grupo na Síria.

A polícia também disse que não sabe se há alguma conexão entre os ataques em Jacarta e as quatro prisões feitas neste fim de semana na Malásia. A polícia local deteve quatro pessoas entre 11 e 15 de janeiro em Kuala Lumpur e no Estado vizinho de Selangor, suspeitas de planejar um ataque e ter conexões com Estado Islâmico.

Charliyan revelou também que a polícia matou um suspeito em Poso, Sulawesi, na quinta-feira à noite, após os ataques. No entanto, disse que até agora não há sinais de que isso tenha algo a ver com o atentado em Jacarta. Poso é a base montanhosa de um dos homens mais procurados da Indonésia, Santoso.

A polícia está aguardando a confirmação da identificação do homem morto, mas Charliyan afirmou que provavelmente não era Santoso. Segundo ele, o homem foi morto durante tiroteio com a polícia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente