Participamos do

Agentes dos EUA irão inspecionar caminhões na fronteira com o México pela 1ª vez

12:25 | Jan. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pela primeira vez, as autoridades dos EUA que atuam na fronteira com o México irão inspecionar os caminhões que entram nos EUA em solo mexicano, em um trabalho simultâneo com as autoridades do México.

A nova unidade na cidade de Tijuana, que visa reduzir o congestionamento e a velocidade de carga nas

travessias em San Diego, superou a resistência do México para permitir que autoridades norte-americanas utilizem armas. Em abril, os legisladores mexicanos aprovaram alterações na lei de armas de fogo no país para permitir os costumes estrangeiros e autoridades de imigração a utilizarem armas durante o trabalho.

O comissário do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras, Gil Kerlikowske, e o secretário do Tesouro mexicano, Luis Videgaray, foram programados para iniciar a inspeção conjunta nesta terça-feira em Tijuana, a poucos quarteirões de um dos cruzamentos mais movimentados na fronteira.

"O esforço representa o compromisso comum entre os Estados Unidos e o México para promover o crescimento econômico e a prosperidade entre os dois países conectados por mais do que apenas uma fronteira comum", disse Kerlikowske.

Esta é a mais recente demonstração do estreitamento dos laços dos países na fronteira. No mês passado, um grupo dos EUA e investidores mexicanos inauguraram um terminal aéreo em San Diego com uma ponte que atravessa a fronteira para o aeroporto existente de Tijuana. Acredita-se que este é o único aeroporto transfronteiriço fora da União Europeia. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente