Participamos do

Acordo entre UE e Reino Unido pode sair só após fevereiro, diz premiê da França

08:35 | Jan. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, disse acreditar que um acordo para relançar a relação entre o Reino Unido e a União Europeia deve ser fechado apenas depois de fevereiro. "Eu acho que levará um pouco mais de tempo", afirmou Valls em Davos, na Suíça, onde está presente para participar do Fórum Econômico Mundial.

Valls avaliou que as discussões não chegaram a um estágio onde propostas concretas estão em consideração. A França quer um acordo o mais rápido possível, mas o premiê disse que ele não pode ser fechado "a qualquer preço".

O premiê disse que avalia que a saída do Reino Unido da UE é um dos maiores riscos enfrentados pela Europa, descrevendo isso como "uma coisa muito ruim".

Os líderes da UE buscam fechar um acordo em um encontro em fevereiro, o que permitiria que o Reino Unido realize um plebiscito em junho sobre se deve continuar no bloco ou deixá-lo. Autoridades nacionais podem receber um texto com o acordo proposto no início do próximo mês.

Autoridades francesas disseram que Valls não descartou um acordo em fevereiro, mas apenas ponderou que esse prazo é difícil. As questões mais difíceis em discussão são o desejo do Reino Unido de não ficar em desvantagem ante decisões da zona do euro e sua intenção de negar benefícios sociais a trabalhadores de outros países da UE nos primeiros quatro anos de vida desses trabalhadores no país. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente