PUBLICIDADE
Notícias

Secretário de Defesa dos EUA visita Afeganistão e avalia luta contra extremistas

08:55 | 18/12/2015
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, visita nesta sexta-feira o Afeganistão. Ele chegou a uma remota base no leste do país, para visitar tropas e receber atualizações da situação, no momento em que as forças afegãs enfrentam várias ameaças.

Carter, em meio a um giro pela região, com paradas na Turquia e no Iraque, se reuniu com Mohammed Masoom Stanekzai, ministro da Defesa afegão, e com o general John Campbell, principal comandante dos EUA no Afeganistão. Ele também se encontrou com cerca de 600 soldados norte-americanos.

Nesta semana, o chefe do Pentágono tem como foco intensificar a luta contra o Estado Islâmico, particularmente na Síria e no Iraque, mas também pretende tratar dos temores de que o grupo extremista tenha começado a traçar rotas em Jalalabad, no Afeganistão. A presença do grupo no país ainda é limitada, mas o Estado Islâmico tem criado um vínculo com o Taleban e outros grupos que ameaçam a segurança nacional.

O Estado Islâmico "é uma nova dinâmica nesta insurgência", disse Carter. É a segunda viagem dele ao Afeganistão após assumir o cargo, em fevereiro. O Taleban mantém força em algumas áreas do país, incluindo Kunduz e Helmand. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS