PUBLICIDADE
Notícias

Romenos celebram o Ano Novo fantasiados de ursos

O animal é tido na Romênia como símbolo de força e coragem e faz parte de uma tradição da época pré-cristã

15:46 | 31/12/2015
NULL
NULL

Romenos da cidade de Comanesti celebram a chegada do Ano Novo fantasiados de ursos. O animal é tido na Romênia como símbolo de força e coragem.

Em Comanesti, o mamífero protagoniza o festival de Ano Novo, cujo intuito é afastar espíritos do mal. A tradição é antiga, ainda da época pré-cristã.

Tema único, as fantasias do urso marrom são unanimidade na cidade romena, que não poupa nos cantos e danças. “O urso é um animal muito forte. Qualquer criança de 5, 6 ou 10 anos sente a força extraordinária quando usa a fantasia. Escuta o som deles... é a força dos ursos. As crianças conseguem colocar 10 quilos de pele sem sentir o peso. É algo que passa pelo sangue. É impossível para alguém que já participou da tradição não sentir isso”, afirma um dos participantes da festa.

“É muito importante passar a tradição de geração para geração. Dos avós para os netos. É uma festa de inverno e, por isso, mantemos as fantasias guardadas em cavernas, onde não há muita umidade. Isso ajuda a preservar a cor e danos causados por insetos. Participo da tradição desde que tinha seis anos. É uma festa de família”, ressalta outro integrante da festa.

[VIDEO1] 

AFP e Redação O POVO Online

TAGS