PUBLICIDADE
Notícias

Putin alerta para mais sanções contra a Turquia após a derrubada de jato militar

09:10 | 03/12/2015
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que Moscou irá manter a pressão sobre a Turquia diante da derrubada de um avião de guerra russo e sugeriu que ele iria tomar medidas não especificadas além das sanções econômicas atuais.

"Nós não planejamos e não vamos chacoalhar nossos sabres", disse Putin em seu discurso anual aos legisladores e autoridades públicas.

"Mas se alguém pensa que, depois de ter cometido um crime militar tão hediondo de matar um dos nossos cidadãos, as consequências serão limitadas aos tomates ou outras restrições no setor de construção, eles estão profundamente enganados", disse ele.

O Kremlin tem tomado uma série de medidas punitivas contra empresas turcas que fazem negócios com a Rússia, incluindo a suspensão da importação de frutas e legumes.

Putin aumentou sua retórica contra o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusando-o de financiar o Estado Islâmico através de compras de petróleo de poços sob o seu controle, uma acusação que Erdogan rejeita.

Ancara diz que o avião de guerra russo tinha atravessado o espaço aéreo turco. Já a Rússia diz que o jato foi atingido enquanto sobrevoava sobre a Síria.

Invocando a coalizão militar aliada que derrotou a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, Putin disse que era necessária uma ampla aliança dos países para derrotar o Estado Islâmico.

Depois de pedir por uma coalizão militar ampla, Putin voltou sua atenção para a economia da Rússia, que está em recessão, elogiando um rublo e indicadores que mostram que alguns setores da economia estão se recuperando moderadamente.

Ele disse que a Rússia deve se reequilibrar com os preços de energia mais baixos e ajudar as pequenas e médias empresas a prosperar. Mas ele não anunciou nenhuma revisão de grande escala.

Putin disse que o país não deve aumentar os impostos para as empresas e apelou a um melhor clima de investimento e mais exportações de bens produzidos na Rússia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS