PUBLICIDADE
Notícias

Presidente da COP-21 apresenta 1º rascunho do acordo internacional sobre o clima

15:55 | 09/12/2015
O presidente da Cúpula do Clima (COP-21), o ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, apresentou nesta quarta-feira o primeiro rascunho do acordo internacional elaborado pelo Comitê de Paris, composto por 14 ministros que lideram as negociações, para combater o aquecimento global. O documento remove muitas perguntas anteriores, mas deixa várias questões fundamentais sem resolução. A reunião irá terminar na sexta-feira.

O documento, que possui 29 páginas, número menor do que as 48 páginas da versão que foi lançada no sábado, não apresentou resolução sobre a questão da meta de longo prazo de remover as emissões de carbono por completo ou apenas reduzir, e quais países terão essa responsabilidade como sendo obrigatória.

"Três quartos do acordo foi realizado. Os negociadores chegaram a um acordo sobre alguns dos muitos pontos de atrito. Mas muita coisa ainda precisa ser feita nas próximas 48 horas", disse Fabius.

Fabius reconheceu que o rascunho segue sem resolver os três principais pontos de atrito: as diferentes responsabilidades que serão assumidas entre países ricos e pobres, a ambição do futuro acordo e a transferência financeira para a mitigação e adaptação ao aquecimento nos países em desenvolvimento. Além disso, o documento não mostrou se os governos estão destinados a limitar o aumento da temperatura mundial a 1,5ºC. Fonte: Associated Press

TAGS