PUBLICIDADE
Notícias

Papa Francisco ganha Prêmio Carlos Magno 2016

12:51 | 23/12/2015
NULL
NULL
O papa Francisco foi escolhido nesta quarta-feira, 23, como vencedor do Prêmio Europeu Carlos Magno 2016 na Alemanha por "seu apoio e sua Mensagem de esperança pela paz e a convivência" na Europa, anunciou a cidade de Aquisgrán.

Este prêmio, que "recompensa todos os anos uma contribuição excepcional na unificação europeia", será entregue ao pontífice em Roma em uma data que ainda será determinada, segundo o comunicado da cidade que foi capital do império carolíngio.

"Nestes tempos onde muitos cidadãos e cidadãs na Europa buscam uma orientação, o papa Francisco envia uma mensagem de alento e esperança" sustentada por "sua confiança nos homens não tanto como cidadãos ou sujeitos da economia, mas como pessoas dotadas de uma dignidade transcendente", segundo o comunicado.

O comitê encarregado de designar o escolhido, composto, em especial, por autoridades da cidade, insistiu no discurso pronunciado pelo Papa no Parlamento Europeu em 25 de novembro de 2014.
Neste discurso o pontífice pedia a uma Europa "envelhecida" que superasse a crise e as tensões para voltar a ser uma "referência para a humanidade".

Um porta-voz do Vaticano, o padre Ciro Benedettini, indicou à AFP que o Papa aceitou o prêmio, sem dar mais detalhes. O papa Francisco normalmente não aceita as recompensas.

O Prêmio Carlos Magno 2015 recompensou o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. No passado, a chanceler Angela Merkel e o ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Jean-Claude Trichet também foram escolhidos para este prêmio.

AFP
TAGS