PUBLICIDADE
Notícias

Papa abre a Porta Santa da basílica de São Pedro para inaugurar o Jubileu

Quase 50.000 pessoas acompanharam a missa, incluindo o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e o presidente da República, Sergio Matarella

07:49 | 08/12/2015

O papa Francisco abriu nesta terça-feira a Porta Santa da basílica de São Pedro para inaugurar o Jubileu da Misericórdia, diante de milhares de peregrinos.
O papa parou por alguns minutos para rezar no limiar da porta, que geralmente permanece fechada, seguido pelo papa emérito Bento XVI, a primeira vez na história que dois pontífices inauguram um jubileu.

A cerimônia foi exibida ao vivo pela TV em vários países do mundo. Com o ato simbólico, Francisco faz um apelo à Igreja para que se "abra ao mundo", respeite o próprio "impulso missionário" de ser "samaritano" e de "antepor a misericórdia ao julgamento".

Quase 50.000 pessoas acompanharam a missa, incluindo o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e o presidente da República, Sergio Matarella. O primeiro jubileu da era Francisco foi marcado por imponentes medidas de segurança ao redor do Vaticano, adotadas depois dos atentados de Paris em 13 de novembro que mataram 130 pessoas.

O papa, de 78 anos, com o rosto sério e um pouco cansado, celebrou a missa em um altar instalado diante da esplanada e para centenas de cardeais, bispos e padres, além de fiéis.

 

 

AFP

 

 

TAGS