PUBLICIDADE
Notícias

Muçulmano é assassinado em Bangui após visita do papa

Jovem foi morto um dia após visita do papa Francisco ao país

18:10 | 01/12/2015

Homens armados mataram, nesta terça-feira, 01, um jovem muçulmano no bairro PK5, subúrbio de Bangui. O assassinato ocorreu um dia depois da visita do papa Francisco para transmitir uma mensagem de paz neste país devastado pelas violências intercomunitárias, segundo fontes concordantes.

[SAIBAMAIS3]"Até as 11 horas, nosso irmão estava em frente à mesquita Ibni Qatab, quando alguns bandidos saíram com suas armas e dispararam, provocando sua morte" - declarou à AFP o presidente do grupo de comerciantes da região, Issuf Djibril. Os agressores estavam há alguns metros dali, do outro lado do canal Essayez-voir, que separa o bairro muçulmano de outros cristãos na capital centro-africana, declararam vários moradores do PK5.

O corpo deste homem de 35 anos foi transportado para a mesquita vizinha Ali Babolo e coberto com um lençol branco dentro de uma bolsa de plástico. O arcebispo de Bangui, Dieudonné Nzapalainga, comemorava a relativa calma, em declarações nesta terça-feira à Rádio Vaticano, dia seguinte à visita do papa Francisco à República Centro-Africana.

"Estavam prevendo um apocalipse", mas "não houve um disparo sequer", declarou. Algumas horas mais tarde, o arcebispo chegou com urgência ao PK5 para oferecer seu apoio a líderes religiosos muçulmanos. Ele pediu que não cedessem "às provocações dos inimigos da paz" para não voltarem a cair em um ciclo de represálias.

O papa, que foi recebido triunfalmente no domingo e na segunda-feira, quis manter sua visita a este país imerso em violências intercomunitárias, apesar das advertências feitas, especialmente pela França, sobre a impossibilidade de garantir a segurança das pessoas.

Durante sua estada de 26 horas, visitou a mesquita central do bairro para se encontrar com os dirigentes muçulmanos do país e não deixou de pedir a cristãos e muçulmanos sua reconciliação. Segundo o papa, são "todos irmãos".

AFP

TAGS