PUBLICIDADE
Notícias

Ministros da UE discutem acordo sobre banco de dados de passageiros aéreos

09:35 | 04/12/2015
Os ministros do Interior da União Europeia se reuniram nesta sexta-feira com o objetivo de chegar a um acordo sobre um banco de dados de passageiros aéreos, medida considerada essencial para encontrar terroristas que retornam para a Europa para realizar ataques similares aos que ocorreram em Paris no mês passado.

A discussão sobre o banco de dados era o tema principal do encontro, após a Grécia ter concordado com uma série de novas medidas para aceitar ajuda do bloco na administração das fronteiras, por onde entram a maioria dos imigrantes.

De acordo com o chamado acordo de Registro de Nome de Passageiro, a polícia que busca por suspeitos de terrorismo teria acesso a nomes, detalhes pessoais e informações do cartão de crédito de viajantes aéreos em voos que entram e saem da Europa, além de voos dentro da região.

"A Europa deve se unir para melhorar a segurança e o acordo é importante por isso. Nós precisamos fechar isso logo', disse Theresa May, Secretária do Interior do Reino Unido, que já possui seu próprio sistema de identificação.

"É muito importante fecharmos este acordo; é uma ferramenta indispensável na luta contra o terrorismo", disse o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve.

Os ministros também devem discutir como controlar melhor a fronteira externa do bloco, principalmente a fronteira marítima entre a Grécia e a Turquia, principal rota de trânsito para mais de 800 mil imigrantes que chegaram na Europa este ano.

Apesar de a Grécia ter aceitado a ajuda da UE para controlar as fronteiras, o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, fez críticas.

Ele afirmou que o registro de imigrantes que chegam na Grécia ainda é "muito insatisfatório" e alertou que o Acordo de Schengen só pode ser salvaguardado se as fronteiras externas da Grécia estiverem seguras. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS