PUBLICIDADE
Notícias

Ministros da UE chegam a acordo sobre banco de dados de passageiros aéreos

11:35 | 04/12/2015
Os ministros do Interior da União Europeia chegaram a um acordo nesta sexta-feira sobre um banco de dados de passageiros aéreos, medida considerada essencial para encontrar terroristas que retornam para a Europa para realizar ataques similares aos que ocorreram em Paris no mês passado.

"Hoje nós chegamos a um acordo com o Parlamento Europeu e com a Comissão Europeia sobre o programa de banco de dados. As empresas aéreas serão obrigadas a repassar dados de passageiros para podermos rastrear os movimentos de terroristas e outros criminosos", disse o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere.

Ele afirmou que o acordo político foi possível após os ministros terem concordarem com o principal ponto que estava causando discórdia: por quanto tempo os dados deverão ficar guardados.

Segundo o acordo, as informações serão guardadas por cinco anos, mas após seis meses, os nomes, endereços e dados das contas dos passageiros serão "ocultados", o que significa que a polícia poderá ter acesso a essas informações apenas com uma ordem da Justiça. Os governos da UE queriam que esses dados "ocultos" permanecessem acessíveis por ao menos um ano.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, parabenizou o acordo. "Esse compromisso conclui anos de trabalho"; afirmou. "Nos últimos meses, a França trabalhou incansavelmente para chegar a esse acordo". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS