PUBLICIDADE
Notícias

Imigrante resgatado no mar ganha loteria espanhola de Natal

O imigrante contou ter chegado com a mulher há oito anos à ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias, após ser resgatado no mar devido ao naufrágio de um barco precário

18:06 | 23/12/2015

Após quase perder a vida no mar para chegar à Espanha, o senegalês Ngame ganhou nesta quarta-feira, 23, uma pequena fortuna ao levar parte do prêmio "gordo" da loteria de Natal espanhola. O novo milionário vive em Roquetas de Mar, localidade turística e agrícola de 92 mil habitantes no sul da Espanha, onde trabalhou como empregado temporário no cultivo de hortaliças.

O prêmio total foi de 140 milhões de euros, mas após a divisão entre os diversos ganhadores de frações Ngame receberá 400 mil euros, algo em torno de um milhão e setecentos mil reais. "Não posso acreditar, antes não tinha nem cinco euros", revelou Ngame, 35 anos, que está desempregado no momento.

Ngame "chegou a administração da loteria com sua mulher", revelou à AFP Noelia Lázaro, a jornalista da La Voz de Almería que entrevistou o casal.

O imigrante contou ter chegado com a mulher há oito anos à ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias, após ser resgatado no mar devido ao naufrágio de um barco precário que os espanhóis chamam de "patera".

[SAIBAMAIS 1] "Eram 65 pessoas na patera e graças aos espanhóis estamos aqui, eles nos salvaram quando estávamos no mar" após o naufrágio. Sua vida na Espanha foi dura, com uma série de empregos temporários na agricultura até ficar sem qualquer trabalho.

Para Roquetas de Mar, o sorteio do "gordo" foi uma "verdadeira benção", diante de uma "taxa de desemprego em crescente alta nos últimos anos, produto desta crise, algo em torno de 30%", disse o prefeito José Juan Rodríguez.

Roquetas de Mar integra uma das maiores zonas de cultivos de Europa, conhecida como "mar de plástico" devido às coberturas para proteger as hortaliças no inverno. Verdadeira tradição de Natal na Espanha, onde amigos, companheiros de trabalho e familiares compram em conjunto o bilhete, o "gordo" é sorteado desde 1812, e nem a Guerra Civil espanhola (1936-1939) conseguiu interromper a tradição, com cada lado fazendo o próprio sorteio.

AFP

TAGS