PUBLICIDADE
Notícias

Grécia precisa manter consenso político para sair da crise, diz BC

10:15 | 04/12/2015
A Grécia precisa manter o consenso político e social para voltar ao normal e retomar o crescimento, afirmou hoje o banco central do país.

Em relatório semestral, o Banco da Grécia avaliou que o governo, liderado pelo partido esquerdista Syriza, escolheu um caminho de cooperação com os parceiros da zona do euro, em vez de uma postura de confronto, e que a maioria das legendas de oposição está comprometida com a orientação europeia de Atenas.

"Agora que o consenso foi construído...não devemos permitir que ele se desintegre. Pelo contrário, ele deve ser preservado de maneira a salvaguardar a estabilidade política, garantir a saída definitiva da crise e pavimentar o caminho para o crescimento," diz o documento.

Após um longo período de divergências entre a Grécia e seus credores, Atenas conseguiu fechar um terceiro acordo de ajuda, no valor de 86 bilhões de euros, com o compromisso de implementar uma série de reformas.

Tensões recentes no cenário político grego, no entanto, mostram que o consenso é um tanto vulnerável.

O último pacote de reformas aprovado no Parlamento grego, por exemplo, teve grande custo político para o governo de coalizão, prejudicando sua frágil maioria na Casa. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS