PUBLICIDADE
Notícias

Grécia organizará mini-cúpula sobre imigração com Alemanha e Turquia

19:37 | 13/12/2015

A Grécia organizará no início de 2016 uma mini-cúpula para tratar de questões de imigração com a Alemanha e a Turquia, informou neste domingo o ministério das Relações Exteriores.

"Vamos convocar um encontro na ilha de Quios" com a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse à rede de televisão Mega TV o ministro das Relações Exteriores, Nikos Kotzias.

O ministro planeja que durante a reunião os representantes dos três países cruzem Izmir, na costa turca.

"Ainda não fechamos uma data (...) mas pode ser que consigamos fazer no início de fevereiro", agregou.

A Grécia realizou vários convites à Turquia para que impeça que os imigrantes arrisquem suas vidas tentando chegar à Europa.

Aos marroquinos e argelinos que viajam a Istambul com 50 euros "não deveria nem ser permitido que deixassem o aeroporto", disse Kotzias.

Desde o início do ano, mais de 650.000 imigrantes embarcaram desde a Turquia rumo às ilhas gregas, informou a ONU. No mesmo período, mais de 500, em sua maioria crianças, morreram, segundo a Organização Internacional para Migrações (OIM).

Bruxelas lidera um "plano de ação" que prevê uma ajuda da UE de 3 bilhões de euros para a Turquia, que recebe atualmente 2,2 milhões de refugiados sírios, em troca de um compromisso para controlar melhor suas fronteiras e cooperar na luta contra os traficantes de pessoas que operam em suas costas.

Em troca, Ancara obteve a promessa de uma aceleração nas negociações que estão ocorrendo para facilitar a atribuição de vistos para a Europa.

 

AFP

TAGS