PUBLICIDADE
Notícias

EUA: Obama diz que Acordo de Paris é "a melhor chance" de salvar planeta

20:40 | 12/12/2015
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que o Acordo de Paris oferece "a melhor chance de salvar o único planeta que temos". Em um comunicado, Obama diz é possível ficarmos mais confiantes de que o planeta vai estar em melhor forma para a próxima geração e que o acordo mostra que o mundo tem a vontade e a capacidade de assumir "este desafio".

Ministros de 195 países aprovaram neste sábado o Acordo de Paris, primeiro marco jurídico universal de luta contra o aquecimento global. O documento da 21ª Conferência do Clima (COP21) das Nações Unidas terá caráter "legalmente vinculante": obriga todas as nações signatárias a organizar estratégias para limitar o aumento médio da temperatura da Terra a 1,5ºC até 2100 e prevê US$ 100 bilhões por ano para projetos de adaptação dos efeitos do aquecimento a partir de 2020.

Obama disse ainda que nenhuma nação poderia resolver o problema da mudança climática sozinha, e advertiu que, mesmo se todas as metas forem cumpridas, o mundo está apenas no caminho de uma redução de carbono na atmosfera.

O presidente dos EUA afirmou ainda que o acordo estabelece uma perspectiva duradoura necessária para que o problema possa ser solucionado. Fonte: Associated Press.

TAGS