PUBLICIDADE
Notícias

Edição comentada de 'Mein Kampf' será lançada na Alemanha

O diretor do Instituto de História Contemporânea de Munique declarou que a edição deve ser apresentada ao público na primeira quinzena de janeiro

15:40 | 01/12/2015
NULL
NULL

Pela primeira vez desde o final do Terceiro Reich, uma edição comentada de "Mein Kampf" será publicada na Alemanha no início de janeiro, na expiração dos direitos autorais do panfleto antissemita que ocorre em 1º de janeiro de 2016, 70 anos depois da morte de Adolf Hitler.

Andrea Wirsching, diretor do Instituto de História Contemporânea de Munique (IFZ), declarou que o lançamento do livro acontecerá "entre 8 e 11 de janeiro". Também está prevista uma apresentação ao público durante a primeira quinzena do mesmo mês.

[SAIBAMAIS3]A publicação do manifesto que enuncia as bases ideológicas do programa político nazista e teoriza sobre o desejo de erradicação dos judeus estava proibida por decisão dos ministros regionais da Justiça da Alemanha, com o objetivo de impedir, a nível penal, qualquer "incitação ao ódio" e por respeito às vítimas do nazismo. Mas o fim da proteção dos direitos autorais permite pela primeira vez no país a publicação de uma versão comentada por historiadores.

A versão com anotações sobre a qual os pesquisadores do IFZ trabalham desde 2009, e que disponibilizará aos alemães o texto original, "desmembra e contextualiza os escritos de Hitler: como nasceram suas teses? Quais objetivos tinha? E, sobretudo, o que podemos opor com nosso conhecimento hoje às inumeráveis afirmações, mentiras e declarações de intenções de Hitler?", justifica o instituto.

O livro, que terá um total de 1.948 páginas, será vendido por 59 euros.
"Trata-se de romper com o mito" que há ao redor deste livro escrito em 1924, quando Adolf Hitler estava preso depois de uma tentativa frustrada de golpe de Estado em Munique.

Atualmente, a Baviera tem dúvidas sobre a programada publicação da versão comentada. O governo regional inicialmente apoiou o projeto, incluindo uma ajuda financeira 500.000 euros em 2012, mas voltou atrás em 2013 para não chocar as vítimas.

O governo não poderia pedir a proibição do NPD (partido alemão de extrema-direita) e, ao mesmo tempo, usar o emblema do Estado para a publicação do "Mein Kampf", declarou na época o ministro presidente da Baviera Horst Seehofeer.

Esta edição comentada, de capa sombria e simples, intitulada "Hitler, Mein Kampf. Uma edição crítica", é considerada por Wirsching "científica" com "uma função política e moral".

AFP

TAGS