PUBLICIDADE
Notícias

Cuba e EUA retomam serviço aéreo comercial regular

O acordo permitirá 110 voos de ida e volta de companhias norte-americanas para Cuba.

10:39 | 18/12/2015
NULL
NULL
Depois de 54 anos, Estados Unidos e Cuba voltam a restabelecer o serviço aéreo comercial regular entre os dois países. O acordo acontece depois de um ano da volta do fim do embargo econômico a Cuba pela terra do tio Sam. A retomada dos serviços aéreos entre os países pretende aumentar o turismo e fortalecer o comércio da ilha.

O anúncio foi feito hoje, 17, pelo vice-secretário-assistente para assuntos de transporte no Departamento de Estado, Thomas Engle. O acordo permitirá 110 voos de ida e volta de companhias norte-americanas para Cuba.  Segundo Engle, as companhias aéreas ainda irão definir as rotas e os termos legais para o acordo.

Algumas autoridades norte-americanas ainda são resistentes à abertura política e econômica entre os países, porém o acordo seguirá para definição a partir de janeiro de 2016.

O serviço aéreo prevê alguns requisitos para que os norte-americanos possam visitar a ilha. Os visitantes precisam se enquadrar em pelo menos 12 critérios, entre eles, ser um cubano-americano e o motivo da viagem tem que ser por razões de cunho educacional ou relacionado à atividades jornalísticas.

Apesar da abertura econômica e política, a ministra das Relações Exteriores de Cuba, Josefina Vidal, afirmou nesta quinta, 17, que o presidente dos EUA, Obama, é bem-vindo à Cuba, porém não para interferir em assuntos internos da ilha. "Gostaria de lembrar que Cuba sempre disse que não vai negociar questões inerentes ao seu sistema interno, em troca de melhorias ou normalização das relações com os Estados Unidos", disse Vidal em entrevista à imprensa.
 
Redação O POVO Online
TAGS