Bombardeios americanos em distrito cercado pelos talibãs no Afeganistão
Reino Unido e Estados Unidos enviaram contingentes militares para assessorar o exército afegão
A aviação americana bombardeou Sangin, um distrito do sul do Afeganistão onde os rebeldes talibãs cercam as tropas governamentais há cinco dias, anunciou a missão da Otan no país.
Os bombardeios aconteceram na quarta-feira. O objetivo é eliminar uma "ameaça" contra as tropas americanas mobilizadas para apoiar as forças afegãs, afirmou o coronel Michael Lawhorn da Otan.
O distrito de Sangin, na província de Helmand, está cercado desde domingo. As forças de segurança afegãs iniciaram nesta quinta-feira uma ofensiva para tentar socorrer os soldados e policiais bloqueados na capital do distrito e recuperar o controle da região.
Sangin é conhecido pelo cultivo da papoula, da qual se extrai o ópio. Este distrito tem um peso simbólico para americanos e britânicos, que lutaram arduamente para mantê-lo sob controle das forças do governo durante a missão de combate da Otan no país, concluída há um ano.
Reino Unido e Estados Unidos enviaram contingentes militares para assessorar o exército afegão, que ficou sozinho no campo de batalha para lutar contra os insurgentes.
AFP