PUBLICIDADE
Notícias

Acordo é "sucesso monumental", diz secretário-geral da ONU

18:15 | 12/12/2015
Nova York, 12/12/2015 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse neste sábado que o Acordo de Paris coroa um esforço de sete anos para fazer o mundo reagir à mudança climática. À medida que autoridades de diversas nações se revezavam elogiando o acordo, Ban afirmou que "o que um dia era impensável agora é incontrolável. (...) É um bom acordo e vocês todos devem ficar orgulhosos".

Ministros de 195 países aprovaram neste sábado o Acordo de Paris, primeiro marco jurídico universal de luta contra o aquecimento global. "A História se lembrará deste dia", afirmou o secretário-geral da ONU. "O acordo de Paris sobre mudança climática é um sucesso monumental para o planeta e sua população."

O documento da 21ª Conferência do Clima (COP21) das Nações Unidas terá caráter "legalmente vinculante", obrigará todas as nações signatárias a organizar estratégias para limitar o aumento médio da temperatura da Terra a 1,5ºC até 2100 e prevê US$ 100 bilhões por ano para projetos de adaptação dos efeitos do aquecimento a partir de 2020.

Ban, que falou sobre suas viagens pelo mundo ouvindo vítimas relatarem as suas dificuldades com os efeitos da mudança climática, disse que agora o mundo está ouvindo esses relatos. "O mundo começa amanhã", afirmou. Fonte: Associated Press.

TAGS