PUBLICIDADE
Notícias

Terremoto de 7,5 graus abala região de fronteira entre Peru e Brasil

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor atingiu 7,5 graus e teve seu epicentro situado na região de Madre de Dios, 173 km a noroeste da cidade de Iberia

21:21 | 24/11/2015

Um terremoto de 7,5 graus de magnitude abalou nesta terça-feira, 24, a região centro-sul do Peru, com seu epicentro na Amazônia, na zona de fronteira com o Brasil, causando alarme na população, informaram as autoridades, sem relatar vítimas ou danos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor atingiu 7,5 graus e teve seu epicentro situado na região de Madre de Dios, 173 km a noroeste da cidade de Iberia, na fronteira com o estado brasileiro do Acre.

De acordo com a imprensa peruana, o terremoto ocorreu às 17h45 local (20h45 Brasília) e foi percebido nas cidades de Cuzco, Tacna, Pucallpa e Arequipa, e também no norte do Chile e da Bolívia.

O epicentro estava a uma profundidade de 602 km, o que segundo os especialistas paliou os efeitos do tremor, mas ampliou seu alcance.

"O movimento que é muito profundo se propaga muito mais, e por este motivo foi percebido em várias direções", disse Abraham Levi, diretor da organização privada de sismologia Ambiand.

"Neste momento persistem abalos secundários. Foi melhor ter ocorrido de dia porque de noite talvez houvesse consequências", disse à Rádio RPP o prefeito da cidade de Mollendo, José Ramos Carrera.

Segundo a RPP, habitantes de Arequipa e Cusco, no sul do país, saíram de suas casas em pânico.

Em Arequipa, testemunhas falaram em até três tremores contínuos, que foram leves mas demorados.

O último terremoto de grande magnitude registrado no Peru ocorreu no dia 15 de agosto de 2007, com epicentro na costa, 40 km a oeste de Pisco, matando 595 pessoas.

AFP

TAGS