PUBLICIDADE
Notícias

Síria assegura que não usou armas químicas na guerra civil

O vice-ministro das Relações Exteriores fez a declaração nesta segunda-feira, 30, em reunião anual à Organização para Proibição das Armas Químicas

15:00 | 30/11/2015

A Síria desmentiu categoricamente nesta segunda-feira, 30, que tenha utilizado armas químicas, incluindo gás de cloro, desde o início da guerra civil em 2011. O país assegurou que colabora plenamente com os esforços para destruir suas reservas.

Desejamos afirmar categoricamente que jamais utilizamos nem cloro nem nenhuma outra matéria química tóxica no transcurso (...) de qualquer operação na Síria", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores, Faysal Mekdad, à Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), que realiza sua reunião anual em Haia.

[SAIBAMAIS3]Esta afirmação ocorre quando um número crescente de países, incluindo membros da União Europeia, os Estados Unidos e o Canadá, denunciam a falta de esforço do regime do presidente Bashar al-Assad para destruir seus estoques de armas químicas. Damasco rejeita "estas falsas acusações contra a Síria sobre a alegada utilização de cloro como arma durante as operações militares", disse Mekdad.

Estas acusações "só servem a fins políticos e querem desviar a atenção do nosso sucesso na eliminação de armas químicas", acrescentou. Mas um funcionário da UE, Jacek Bylica, garantiu aos representantes dos 192 Estados membros da OPAQ que havia "muitas incertezas sobre a destruição de armas químicas da Síria, incluindo lacunas e contradições nas declarações" de Damasco.

"Estas incertezas suscitam dúvidas quanto ao cumprimento pela Síria de suas obrigações sob a Convenção", e tornam "impossível acreditar que o programa foi destruído de forma irreversível", afirmou.

A OPAQ havia declarado na semana passada "seriamente preocupada" com a utilização contínua de armas químicas na Síria. A agência confirmou em 6 de novembro que gás mostarda foi utilizado em agosto e gás de cloro em março, sem apontar responsáveis.

AFP 

TAGS