PUBLICIDADE
Notícias

Passaporte encontrado com homem-bomba em Paris passou por corredor de imigrantes

14:10 | 15/11/2015
O dono de um passaporte encontrado perto do corpo de um

homem-bomba nos ataques a Paris passou por um corredor de imigrante conhecido por seu controle fraco e pela facilidade na obtenção de documentos de trânsito, diante da onda de

requerentes de asilo em direção à Europa Ocidental.

O passaporte sírio foi registrado em outubro na Sérvia e na Croácia, dois dos

Países que fazem parte do corredor que cruza os Bálcãs. O dono do passaporte foi autorizado a continuar porque ele passou no teste feito no local e não tinha contra ele nenhum mandado de captura internacional, informou a polícia de ambos os países.

Não está claro se o passaporte era verdadeiro ou falso, ou ainda se pertencia ao homem-bomba. Mas o tráfico de passaportes falsos sírios aumentou com as centenas de milhares de pessoas que fogem da guerra e da pobreza tentando obter o status de refugiado, informou a agência de fronteiras da União Europeia (Frontex).

A maioria das pessoas que entram em países do chamado corredor dos Bálcãs para imigrantes - Grécia, Macedônia, Sérvia e Croácia - é registrada por autoridades. Seus dados são comparados com os registros da Interpol e suas impressões digitais e fotos são tiradas. Mas muitas pessoas dizem às autoridades que perderam seus documentos de identidade, fornecendo nomes falsos e outras informação, incluindo o país de origem.

A grande maioria dos imigrantes se declara síria, mas não apresenta documentos para provar isso, diz a polícia sérvia. Ser refugiado sírio garante uma melhor chance de obter asilo na Alemanha, em comparação com aqueles classificados como imigrantes econômicos provenientes do Afeganistão, Iraque ou Paquistão. Fonte: Associated Press

TAGS