PUBLICIDADE
Notícias

Mulher-bomba detonou explosivos durante cerco policial na França

Dois suspeitos foram mortos durante o cerco a um apartamento local, incluindo a mulher-bomba e um homem, afirmou um policial

05:30 | 18/11/2015
NULL
NULL

Uma mulher suicidou-se ao detonar explosivos depois de atirar contra policiais com um rifle automático, durante uma operação da polícia francesa lançada nesta quarta-feira, 18, no subúrbio de Saint-Denis, ao norte de Paris, na esteira dos ataques terroristas que deixaram pelo menos 129 mortos na capital francesa na última sexta-feira.

Dois suspeitos foram mortos durante o cerco a um apartamento local, incluindo a mulher-bomba e um homem, afirmou um policial. Segundo a porta-voz de um procurador em Paris, sete suspeitos foram detidos durante a operação.

Autoridades francesas suspeitam que Abdelamid Abaaoud, um militante belga do Estado Islâmico e suposto mentor dos atentados em Paris, pode estar no subúrbio onde ocorreu a operação, afirmou a porta-voz.

Além de Abaaoud, autoridades francesas e belgas também procuram Salah Abdeslam, que teria participado dos ataques da semana passada.

Explosões e tiroteios foram ouvidos durante a operação policial em Saint-Denis.

Além dos mortos e detidos, um cão da policia francesa também foi morto após o novo atentado.

Vídeo

Brasileiros em Paris gravam vídeo de novos atentados à capital francesa. Nas imagens, é possível ouvir barulhos de tiros. Confira:

[VIDEO1]

 

Procurado

O belga Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ser o instigador dos ataques de sexta-feira, 13, em Paris, é um jihadista de 28 anos, membro ativo do grupo Estado Islâmico (EI), que escapa das forças de segurança europeia há vários anos.

No entanto, a polícia francesa o teria localizado em um subúrbio ao norte de Paris, onde iniciou uma grande operação nesta quarta-feira para tentar deter Abaaoud.

Abdelhamid Abaaoud nasceu em 1987 no bairro de Molenbeeck, subúrbio de Bruxelas. Ele é conhecido como Abu Omar Susi, nome da região do sudoeste de Marrocos de onde sua família é originária, ou Abu Omar al Baljiki (Abu Omar 'o belga'). "Era um menino estúpido", que assediava colegas e professores e era detido por roubar carteiras, relatou, sob condição do anonimato, um ex-colega de turma ao tabloide belga La Dernière Heure.

[SAIBAMAIS 4] 

Agora ele se encontra na mira dos investigadores franceses e belgas, que "não excluem" a possibilidade de ele ser o "instigador" dos ataques de Paris, que deixaram 129 mortos e mais de 350 feridos, reivindicados pelo Estado Islâmico.

Suspeito-chave destes ataques, Salah Abdeslam, ativamente procurado pela polícia, que também residiu em Molenbeeck, e seu irmão Brahim, que detonou os explosivos que levava junto ao corpo na sexta-feira, em Paris, conheciam Abaaoud.

Todos os três têm antecedentes criminais, segundo a polícia belga.
Não é a primeira vez que o nome de Abu Omar 'o belga' aparece em uma investigação. No início de 2014, ele estampou as capas dos jornais belgas por ter levado para a Síria o seu irmão Yunis, de 13 anos, apelidado de "o jihadista mais jovem do mundo".

Pouco depois, apareceu em um vídeo de propaganda do EI, com uma barba pré-púbere e um turbante do tipo afegão. Diante da câmera, na direção de uma caminhonete que arrasta corpos mutilados, Abaaoud se diz orgulhoso de cometer atrocidades.
 

 

 

 

AE / Fonte: Dow Jones Newswires / AFP

 

TAGS