PUBLICIDADE
Notícias

Liberal Justin Trudeau assume como novo premiê do Canadá

14:10 | 04/11/2015
O novo primeiro-ministro do Canadá, o liberal Justin Trudeau, tomou posse nesta quarta-feira. Ele segue os passos do seu pai, o ex-líder Pierre Trudeau, e retoma a identidade liberal canadense após quase dez anos do governo conservador de Stephen Harper.

Professor e membro do Parlamento canadense desde 2008, Trudeau se tornou o segundo primeiro-ministro mais jovem do Canadá, aos 43 anos. A eleição de Trudeau dá sinais de uma mudança de geração nas lideranças do país. A maioria de seus ministros deve ter idade entre 35 e 50 anos.

Entre os ministros, estão a líder liberal Stephane Dion, que assume as Relações Exteriores, e o empresário de Toronto Bill Morneau, que será o ministro das Finanças. A pasta da Defesa ficará a cargo do militar Harjit Sajjan. Já a jornalista Chrystia Freeland é a nova ministra de Comércio Exterior.

A vitória de Trudeau também deve melhorar as relações entre Canadá e Estados Unidos, balançadas pela relutância do presidente norte-americano, Barack Obama, em aprovar um oleoduto entre o Estado canadense de Alberta e o Texas. Apesar ser a favor da obra, Trudeau não acredita que o projeto deva afetar as relações entre os países. O novo primeiro-ministro ainda deve rejeitar a austeridade e gastar bilhões em obras de infraestrutura. Fonte: Associated Press.

TAGS