PUBLICIDADE
Notícias

Kerry condena ataques palestinos, em visita a Israel

08:10 | 24/11/2015
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, condenou nesta terça-feira os ataques que ocorrem há meses de palestinos contra israelenses. Em sua primeira visita a Israel em mais de um ano, Kerry qualificou essas ações como atos de terror.

"Está muito claro para nós que o terrorismo, esses atos de terrorismo que têm ocorrido, merecem a condenação que estão recebendo", disse Kerry antes de reuniões individuais com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

"Hoje eu expresso minha completa condenação por qualquer ato de terror que tira vidas inocentes e afeta a vida cotidiana de uma nação", acrescentou Kerry, que deve pedir aos dois líderes que trabalhem juntos pelo fim da violência.

Ao lado de Kerry, Netanyahu vinculou os ataques em Israel aos ataques terroristas em outras partes do mundo e pediu que as potências globais apoiem seu país. "Israel enfrenta essas forças a cada hora, nós as estamos enfrentando diretamente, contra os próprios terroristas, estamos também lutando contra as fontes de incitação", disse ele. "Não é apenas nossa batalha, é a batalha de todos."

Kerry se reunirá mais tarde com o presidente israelense, Reuvin Rivlin, e com o líder oposicionista Isaac Herzog em Jerusalém, antes de viajar a Ramallah, na Cisjordânia, para se encontrar com Abbas.

Antes de se reunir com Netanyahu, Kerry disse que lamentou que também cidadãos norte-americanos estivessem sob ameaça da violência em Israel. O secretário disse que na segunda-feira conversou com a família de Ezra Schwartz, um estudante de 18 anos do Estado natal de Kerry, Massachusetts, baleada na semana passada na Cisjordânia.

A Casa Branca já disse que as conversas de paz entre Israel e os palestinos não devem recomeçar antes de o presidente Barack Obama deixar o cargo, em 2017. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS