PUBLICIDADE
Notícias

EUA e Turquia se comprometem com transição política na Síria e contra terrorismo

08:25 | 15/11/2015
/11/2015 - O presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se comprometeram neste domingo a continuar trabalhando juntos para combater militantes do Estado islâmico e realizar uma transição política na Síria, no rescaldo dos ataques terroristas em Paris. Os dois líderes se encontraram antes da cúpula dos chefes de Estado do grupo das 20 principais economias (G-20), em Antália, na Turquia

"A conversa que tivemos hoje foi muito útil para continuar a coordenar o trabalho que estamos fazendo juntos para ajudar a fortalecer as fronteiras entre a Síria e a Turquia, onde o Estado Islâmico opera", disse Obama.

"Vamos redobrar os nossos esforços com outros membros da coalizão para conseguir uma transição pacífica na Síria e para eliminar o Estado Islâmico, uma força que tem criado tanta dor e sofrimento para as pessoas em Paris, em Ancara e em outras partes do globo," Obama acrescentou.

Erdogan prometeu que a cúpula do G-20 seria para fortalecer os esforços para combater "a atividade coletiva do terrorismo em todo o mundo".

"Daremos forte ênfase na importância de ter uma posição firme contra o terrorismo internacional, que vem acontecendo ao redor do mundo", disse Erdogan.

A reunião do G-20 está prevista para ser pautada pela crise na Síria e na luta contra o Estado Islâmico. Obama deve se reunir mais tarde no domingo com o rei Salman bin Abdul Aziz, da Arábia Saudita.

Autoridades da Casa Branca disseram que Obama também planeja discutir a Síria com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante o G-20, embora nenhuma reunião formal está prevista.

Na segunda-feira Obama terá uma reunião com os líderes do Reino Unido, Alemanha e Itália, assim como com o ministro das Relações Exteriores da França, que está participando da cúpula do G-20 no lugar do presidente François Hollande.

Obama condenou o assassinato de civis inocentes em Paris, assim como os ataques em Ancara, capital da Turquia, no mês passado.

"Os céus foram escurecidos pelos ataques terríveis que ocorreram em Paris apenas um dia e meio atrás, assim como os terríveis ataques que ocorreram em Ancara", disse Obama. "A matança de pessoas inocentes com base em uma ideologia retorcida é um ataque não apenas a França, e não apenas na Turquia, mas é um ataque ao mundo civilizado", acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS