PUBLICIDADE
Notícias

Curdos anunciam captura da cidade iraquiana de Sinjar do Estado Islâmico

09:05 | 13/11/2015
Milicianos curdos iraquianos anunciaram que capturaram do Estado Islâmico a cidade de Sinjar, no Iraque, fincando sua bandeira no centro da cidade e disparando tiros em comemoração, embora os EUA e autoridades curdas alertaram que ainda era muito cedo para declarar vitória em uma grande ofensiva para retomar a cidade estratégica.

Na quinta-feira, militantes curdos, apoiados pela coalizão liderada pelos EUA, lançaram uma ofensiva para capturar a cidade e rotas estratégicas de abastecimento do Estado Islâmico. O controle desta cidade permite que o Estado Islâmico impeça a circulação de material e de militantes entre o Iraque e a Síria, o que gera um grande revés para os jihadistas.

As forças curdas, conhecidas como peshmerga, encontraram pouca resistência, pelo menos inicialmente, sugerindo que muitos dos combatentes do Estado Islâmico podem ter se retirado antes da ofensiva. Há a possibilidade também deles terem se retirado para ganhar tempo antes de revidar.

Ali Ghazi, que supervisiona uma das unidades envolvidas na ofensiva, disse que milhares de combatentes curdos entraram na cidade por três direções na manhã desta sexta-feira.

Sinjar foi capturada pelo grupo Estado Islâmico no agosto de 2014, o que causou a fuga de milhares de yazidis, uma minoria religiosa que é vista como infiel pelo grupo extremista. Pouco depois, os extremistas tomaram a segunda maior cidade do Iraque, Mossul. Fonte: Associated Press.

TAGS