PUBLICIDADE
Notícias

Croácia realiza as primeiras eleições gerais desde a adesão à UE

13:05 | 08/11/2015
A coalizão de centro-direita que governa a Croácia enfrenta um forte desafio frente a oposição conservadora nas primeiras eleições parlamentares do país desde a adesão à União Europeia em 2013. O resultado das eleições deste domingo pode mudar o destino de milhares de imigrantes que cruzam o país, uma vez que um retorno dos conservadores ao poder poderia resultar em medidas duras contra a imigração.

Nem o conservador Partido da União Democrática Croata, liderado pelo ex-chefe de inteligência Tomislav Karamarko, nem a coalizão de esquerda, liderada pelo Partido Social Democrata, do primeiro-ministro em exercício Zoran Milanovic, devem conquistar ampla maioria. A formação do novo governo vai depender de vários pequenos partidos que devem entrar no parlamento de 151 assentos.

Com uma população de 4,2 milhões de habitantes, a Croácia é um dos países mais pobres da União Europeia e os dois partidos rivais tem prometido recuperar a economia.

Milanovic pediu a eleitores que o deem mais quatro anos para impulsionar a economia e prometeu melhorar o clima de negócios, atrair investimentos e aumentar as exportações, assim como criar mais empregos e reduzir impostos.

Cerca de 3,8 milhões de eleitores devem depositar seus votos nos mais de 7 mil postos de votação no país. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS