PUBLICIDADE
Notícias

Blue Origin de Jeff Bezos consegue aterrissar foguete sem problemas

20:17 | 24/11/2015
A empresa norte-americana conseguiu pousar seu foguete Blue Origin depois de um voo não tripulado suborbital - anunciou nesta terça-feira Jeff Bezos, fundador da Amazon e responsável pela empresa aeroespacial privada. A Blue Origin disse que seu foguete reutilizável New Shepard, que também compreende uma cápsula pressurizada capaz de transportar seis pessoas, realizou nesta segunda-feira um voo de teste suborbital que atingiu 101 km de altitude.

Após o retorno, o foguete foi capaz de pousar sem problemas perto do local do lançamento da empresa no Texas, no sul dos Estados Unidos, de acordo com um vídeo do experimento publicado no site da Blue Origin. O lançador desacoplou seu motor a cerca de 1.500 metros para frear sua descida, numa velocidade que alcançava os 7.000 km/h. Assim, conseguiu pousar quase no mesmo lugar onde havia decolado.

Conseguir reutilizar os foguetes, sobretudo os mais pedados, é um objetivo prioritário para a indústria espacial privada, porque deste modo se reduzem os custos de lançamento. Normalmente, os foguetes são descartáveis.

A Airbus trabalha nisso desde 2010 e a norte-americana SpaceX já fez várias tentativas, todas fracassadas, de recuperar a primeira etapa de seu foguete Falcon 9. "A recuperação total do foguete muda o jogo e estamos impacientes para voarmos de novo", disse Jeff Bezos.

Seu rival Elon Musk, diretor da SpaceX, o felicitou pelo Twitter, embora minimizando a importância do feito. Explicou que o foguete e a cápsula da Blue Origin voaram apenas a uma altitude suborbital, o que torna menos difícil fazer voltar o foguete em terra firme.

AFP
TAGS