PUBLICIDADE
Notícias

Após eleições, presidente da Turquia pede ao mundo que demonstre respeito

11:50 | 02/11/2015
Depois de seu partido vencer ontem as eleições turcas, o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, pediu à comunidade internacional que demonstre respeito. "O mundo inteiro deveria mostrar respeito. Até agora eu não vi essa maturidade do mundo", disse, após participar de orações em uma mesquita e visitar o túmulo de seus pais.

As eleições parlamentares da Turquia neste domingo asseguraram ao governista Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP) uma significativa vitória. O partido retoma o governo de partido único cinco meses depois de perder a maioria absoluta. Com mais de 49% dos votos, o AKP deve ter 317 dos 550 assentos do Parlamento.

O pedido de respeito de Erdogan ocorre após observadores internacionais das eleições terem criticado as restrições à mídia no período que antecedeu a votação, incluindo a apreensão pelo governo de um veículo de comunicação oposicionista. "Infelizmente, chegamos à conclusão de que esta campanha foi injusta e foi caracterizada por muita violência e pelo medo", disse Andreas Gross, que chefiou uma delegação de parlamentares do Conselho da Europa. Não houve alegações de fraude em grande escala.

Erdogan convocou novas eleições depois de o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu não ter conseguido formar uma coalizão com qualquer um dos três partidos da oposição no Parlamento após a votação de junho. Fonte: Associated Press.

TAGS