PUBLICIDADE
Notícias

Volks tem prejuízo de 3,5 bilhões de euros no terceiro trimestre

Os resultados do terceiro trimestre coincidem com o escândalo de manipulação de emissões de gases poluentes, que foi tornado público no passado mês de setembro

07:24 | 28/10/2015
Empresa fecha do vermelho pela primeira vez em 15 anos, devido a escândalo de manipulação de dados sobre emissões de gases de motores a diesel. Recall de veículos custará à VW cerca de 6,7 bilhões de euros.

O escândalo da fraude nas emissões de gases nos motores a diesel da Volkswagen impactou diretamente nos lucros da gigante automotiva alemã. Pela primeira vez em pelo menos 15 anos, a Volks teve um prejuízo trimestral. O déficit operacional registrado entre julho e setembro deste ano chegou a cerca de 3,5 bilhões de euros, anunciou a empresa nesta quarta-feira (28/10).

"Nós faremos de tudo para recuperar a confiança perdida", afirmou o presidente da empresa alemã, Matthias Müller.

A principal causa do prejuízo é o recall, no mundo inteiro, de milhões de veículos que estariam equipados com um software que permite a manipulação de dados das emissões de gases em motores a diesel. A medida custará à fabricante cerca de 6,7 bilhões de euros.

O impacto do escândalo na empresa é claro. Há um ano, a Volks registrou lucros de 3,3 bilhões de euros no terceiro trimestre. A empresa também alterou as metas para 2015, baixando suas perspectivas de lucro.

Em 2014, a Volks registrou um lucro recorde de 12,7 bilhões de euros. Sem calcular os custos do escândalo, a montadora ainda espera um superávit operacional entre 5,5% e 6,5% neste ano. A Volkswagen, no entanto, anunciou corte de 1 bilhão de euro em investimentos.

Segundo Müller, a VW precisará talvez implementar outras medidas para estabilizar as vendas, abaladas pelo escândalos. Entre as ações previstas, estariam descontos para quem deseja trocar o carro antigo por um novo e incentivos a concessionárias na compra de modelos antigos.

Em setembro, a montadora admitiu a manipulação em motores a diesel. Cerca de 11 milhões de automóveis em todo o mundo continham o software ilegal. Na Europa, a VW anunciou o recall de 8,5 milhões de veículos. Além do prejuízo com a ação, a empresa poderá ter um déficit maior devido a processos judiciais e possíveis multas por danos.

 

 

 

AE

TAGS