PUBLICIDADE
Notícias

Vice-presidente dos EUA, Biden anuncia que não concorrerá eleição presidencial

14:20 | 21/10/2015
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira que não será candidato nas primárias que definirão o candidato democrata na corrida presidencial de 2016. Segundo Biden, a "janela" de tempo necessária para construir uma candidatura viável se "fechou", enquanto sua família se preparava para aguentar uma corrida eleitoral apesar da perda recente se deu filho Beau Biden, que morreu de câncer no cérebro.

Biden disse que ele sabia o tempo todo que no momento que sua família passava pelo processo de luto, a janela de tempo para a preparação de uma campanha realista poderia se fechar. "Eu conclui que a janela se fechou", disse ele.

O vice-presidente dos EUA anunciou sua decisão no Rose Garden, na Casa Branca, ao lado de sua esposa, Jill Biden, e do presidente dos EUA, Barack Obama. O anúncio coloca um ponto final em meses de especulação sobre sua possível candidatura, uma vez que a democrata Hillary Clinton tem caído nas pesquisas, apesar de ainda permanecer na liderança.

A pesquisa WSJ/NBC apontou que Hillary Clinton é a escolha preferida de 42% dos eleitores nas primárias democratas. Bernie Sanders tem o apoio de 35%, enquanto 17% dos eleitores das primárias democratas disseram que Biden seria sua melhor escolha.

Depois de um forte desempenho de Hillary Clinton no primeiro debate dos democratas, muitos observadores políticos concluíram que não havia mais espaço ou a necessidade de uma candidatura de Biden.

As especulações em torno de uma possível candidatura de Biden aumentavam a cada semana. A cada passo, no entanto, Biden advertia que a dor de perder o filho mais velho de câncer no cérebro em maio havia sido enorme e que ele e sua família podiam não estar preparados para os rigores e escrutínio público de uma campanha presidencial. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS