PUBLICIDADE
Notícias

Turquia pede que Rússia respeite suas fronteiras

10:50 | 07/10/2015
O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, pediu nesta quarta-feira à Rússia que respeite as fronteiras de seu país. Segundo ele, "não haverá qualquer concessão" na segurança fronteiriça, após aviões russos entrarem no espaço aéreo turco no fim de semana.

Davutoglu voltou a criticar os ataques russos na Síria, dizendo que o alvo principal deles é a oposição moderada, o que acabará fortalecendo o Estado Islâmico. O premiê pediu que a Rússia também respeite as preocupações de segurança turcas na Síria.

A Turquia, integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) convocou o embaixador russo para protestar, após aviões russos cruzarem o espaço aéreo russo no fim de semana.

A Rússia e a Turquia são importantes parceiros comerciais e os turcos dependem bastante das importações de gás russo. Os dois países têm posições conflitantes sobre a Síria, com o governo russo apoiando o presidente Bashar al-Assad, enquanto a Turquia exige sua deposição.

Davutoglu disse que, segundo informações da Turquia, 57 ataques aéreos foram realizados pela Rússia na Síria, porém apenas dois deles atingiram extremistas do Estado Islâmico. Fonte: Associated Press.

TAGS