PUBLICIDADE
Notícias

Trump tem menos espaço para crescer na briga por indicação à presidência dos EUA

10:20 | 02/10/2015
O empresário Donald Trump tem chamado a atenção na disputa entre os pré-candidatos do Partido Republicano, porém é aquele que tem menos espaço para crescer. Na pesquisa mais recente do Wall Street Journal e da NBC News, Trump apareceu à frente entre os republicanos, com 21% das preferências, porém entre todos os consultados apenas 47% disseram que podem apoiá-lo, um espaço para avançar de apenas 26 pontos porcentuais.

Na comparação com os três pré-candidatos seguintes na preferência dos eleitores - o ex-cirurgião pediátrico Ben Carson, a ex-executiva-chefe da Hewlett-Packard Carly Fiorina e o senador pela Flórida Marco Rubio -, os eleitores republicanos mostram-se bem mais receptivos aos demais, em comparação com Trump.

O espaço para crescer é um importante elemento na política norte-americana, especialmente no início da corrida, quando os eleitores ainda estão formando suas opiniões sobre cada candidato. Idealmente, os candidatos devem entrar na disputa com um apoio respeitável e com um espaço ainda maior para avançar entre os demais eleitores.

Na disputa pela nomeação republicana para a disputa pela Casa Branca, Trump saiu na frente. Ainda que a resistência a seu nome tenha diminuído um pouco desde o início de sua pré-candidatura, ainda há uma parcela considerável dos republicanos que descarta votar nele.

Em comparação, Carson, que aparece em empate técnico com Trump, com 20% das intenções de voto republicanas, tem um potencial de apoio de 69% dos republicanos, uma diferença de 49 pontos porcentuais. Rubio e Fiorina, ambos com 11% das intenções, recebem o potencial apoio de 63% e 61% dos eleitores do partido, respectivamente. Mesmo o ex-governador da Flórida Jeb Bush tem espaço para crescer, apesar de sua queda nas intenções de voto.

Há, porém, um longo caminho pela frente, em uma disputa bastante volátil, com alguns candidatos com muito mais potencial para ganhar apoio que outros. Em junho, dois terços dos republicanos disseram que não apoiariam Trump, número que caiu na mais recente sondagem. A última pesquisa mostra, porém, que o empresário, apesar de aparecer à frente nas pesquisas, tem um potencial similar ao daqueles que estão no meio do bloco entre os pré-candidatos republicanos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS