PUBLICIDADE
Notícias

Secretário-geral da ONU visita Israel e territórios palestinos

11:10 | 20/10/2015
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, realiza nesta terça-feira uma visita surpresa a Israel e aos territórios palestinos, em uma iniciativa que busca colaborar para o fim da onda de violência que dura um mês na região.

Ban se reúne com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, na Cisjordânia, e em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente de Israel, Reuven Rivlin, segundo os escritórios das lideranças. Antes da visita, o secretário-geral da ONU divulgou uma mensagem pedindo calma aos dois lados. Ban disse entender as frustrações palestinas, mas que a violência apenas prejudicaria suas aspirações legítimas. "Eu não estou pedindo a vocês que sejam passivos, mas vocês devem entregar as armas do desespero", disse ele aos palestinos.

Falando aos israelenses, Ban afirmou que compreendia seus temores diante da piora na segurança, mas disse que não havia solução militar possível, para uma paz sustentável.

A visita ocorre após um mês de distúrbios. A crise começou por causa de uma área de Jerusalém considerada sagrada tanto por muçulmanos como por judeus, disseminando-se para bairros árabes em Jerusalém Oriental e depois para Cisjordânia, Faixa de Gaza e Israel.

Novos episódios de violência ocorreram hoje. Na Cisjordânia, um palestino de 24 anos foi morto a tiros por forças israelenses, após esfaquear um militar de Israel e feri-lo levemente. Em outro caso, um israelense foi morto depois de ser atropelado, durante um confronto com israelenses.

Ao longo do último mês, nove israelenses foram mortos em ataques israelenses, a maioria com facadas. No mesmo período, 42 palestinos foram mortos por fogo israelense, incluindo 21 identificados como agressores e os demais em confrontos com tropas de Israel. Um imigrante da Eritreia morreu após ser agredido por ser confundido com um agressor palestino. Fonte: Associated Press.

TAGS