PUBLICIDADE
Notícias

Rússia pede desculpa por ter acusado a França de ter realizado manobra perigosa

19:10 | 19/10/2015
O governo russo convocou o embaixador da França nesta segunda-feira para protestar pelo que chamou de "manobra perigosa" de um caça francês perto de uma aeronave russa que transportava uma delegação parlamentar. A reclamação, porém, errou o alvo. A aeronave era Suíça e o a Rússia teve de pedir desculpa à França.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia informou ter convocado o embaixador Jean-Maurice Ripert para expressar "preocupação profunda" sobre um caça francês que teria chegado "perigosamente perto" de uma aeronave com parlamentares russos.

O ministério havia informado que o incidente "mina as perspectivas de a França acolher reuniões multilaterais e negociações". Em seguida, a França comunicou que nenhuma de suas aeronaves estavam envolvidas e lamentou a convocação.

Peter Minder, porta-voz do Ministério da Defesa da Suíça, afirmou que um jato suíço havia realizado uma missão de policiamento aéreo de rotina e negou que voou perigosamente perto do avião russo.

No final, foi a Rússia que teve de se desculpar com a França. "O pedido de desculpa foi enviado via canais diplomáticos", disse um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo, Maria Zakharova. Fonte Associated Press.

TAGS