PUBLICIDADE
Notícias

Premiê do Iêmen visita área estratégica após avanço de tropas do governo

12:00 | 03/10/2015
O primeiro-ministro do Iêmen, Khaled Bahah, visitou neste sábado uma área próxima ao Estrito de Bab al-Mandeb, na entrada do Mar Vermelho, parte de uma rota estratégica para o comércio marítimo mundial, já que dá acesso ao Canal de Suez e, assim, ao Mar Mediterrâneo. A visita é uma demonstração de força do governo, que nos últimos dias conseguiu expulsar os rebeldes Houtis da área.

Segundo fontes militares, as tropas do governo conseguiram avançar para a região graças ao apoio aéreo e naval da Arábia Saudita. Grupos aliados ao governo dizem que 55 soldados morreram no confronto, que começou na quinta-feira. O número de vítimas no lado rebelde não foi informado, mas os insurgentes alegam que conseguiram repelir o ataque.

Os Houtis controlam a capital do Iêmen, Sanaa, desde setembro e estão em confronto com o governo reconhecido pelo Ocidente e também com separatistas do sul do país, além de milícias locais e extremistas sunitas. A ONU diz que pelo menos 2.355 civis já morreram desde março, quando a coalizão liderada pelos sauditas iniciou os ataques aéreos. Fonte: Associated Press.

TAGS