PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisa indica que maioria dos catalães é contra moção de início de separação

17:40 | 30/10/2015
Uma pesquisa de opinião publicada nesta sexta-feira indica que a maioria dos catalães é contra a proposta dos partidos separatistas de independência da Catalunha. O levantamento, publicado no jornal El Pais, mostra que 51% dos entrevistados são contra a proposta, enquanto 42% são a favor.

A proposta de separação foi pedida pelo Juntos Pelo Sim, aliança pró-independência que conseguiu 62 dos 135 assentos no Parlamento regional nas eleições de setembro, e pelo partido Candidatura de Unidade Popular (CUP), que conseguiu 10 cadeiras. Os dois partidos negociam a criação de um novo governo regional.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, se encontrou com duas lideranças políticas nesta sexta-feira em busca de apoio à rejeição da moção -- Alberto Rivera, do partido de centro Ciudadanos, e Pablo Iglesias, do partido de extrema-esquerda Podemos. Na quarta-feira, ele também conversou com Pedro Sanchez, do Partido Socialista, principal oposição ao governo.

A pesquisa mostrou que, caso um referendo sobre a separação fosse feito, 49% votariam por continuar fazendo parte da Espanha, enquanto 41% seriam favoráveis à independência. A empresa Metroscopia, responsável pelo levantamento, entrevistou 900 pessoas por telefone fixo no dia 28 de outubro. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais.

Para Asuncion de la Iglesia Chamarro, professor de Direito Constitucional na Universidade de Navarra, a moção é ilegal porque nenhum parlamento regional tem o direito de fazer tal votação.

A Catalunha é uma região no nordeste da Espanha com 7,5 milhões de pessoas. Responsável por quase um quinto da produção econômica espanhola, os catalães têm uma identidade regional forte e orgulho de sua própria cultura e língua. Fonte: Associated Press.

TAGS