PUBLICIDADE
Notícias

Peixes emitem "apelo por ajuda" para escapar dos predadores

Os peixes que são dominados por um predador produzem uma substância em sua pele que alerta os demais sobre o perigo. Em 40% dos casos o predador acaba desistindo

06:25 | 29/10/2015
NULL
NULL

Uma equipe de cientistas australianos descobriu que os peixes em perigo de serem devorados emitem una substância química, uma espécie de "apelo por ajuda" para atrair outros predadores e escapar durante a confusão.

Até o momento os cientistas sabiam que os peixes que são dominados por um predador produzem uma substância em sua pele que alerta os demais sobre o perigo. Mas desconheciam que os "apelos por ajuda" também os ajudavam a sobreviver. "Após um minuto (de emissão da substância) se produz uma pequena aglomeração de predadores", disse um dos autores do estudo, Mark McCormick, da Universidade James Cook.

"Para os predadores é como se alguém tocasse o sinal que indica o horário da refeição. Então chegam outros predadores e começam a perseguir o primeiro predador que havia atacado o peixe", explicou.

O estudo mostra que em 40% dos casos o primeiro predador acaba soltando o peixe, que assim consegue escapar e sobreviver.

A pesquisa, publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B., se concentrou nos peixes Damisela - uma espécie de tamanho pequeno que vive em águas tropicais -, que apresentam características similares a peixes maiores como a truta de coral ou o pargo.

Segundo os cientistas, o próximo passo é investigar porque os pedidos de socorro são menos eficazes com a degradação dos recifes de coral. "Quando os recifes se degradam, os sinais químicos de algumas espécies ficam alterados.

O que acontece é que o entorno acaba por modificar ou esconder estes sinais de alarme químicos", explica McCormick, que trabalha no Centro de Estudos dos Recifes de Coral da universidade.

 

 

AFP

TAGS