PUBLICIDADE
Notícias

Padre polonês que se declarou gay é suspenso

Teólogo não poderá celebrar a Santa Missa, administrar os sacramentos ou usar batina. Suspensão não implica excomunhão, exclusão total da vida da Igreja Católica

13:45 | 21/10/2015

O padre polonês que trabalhava no Vaticano e que anunciou publicamente sua homossexualidade, Krzysztof Charamsa, foi suspenso nesta quarta-feira pelo seu bispo polonês, anunciou sua diocese.

[SAIBAMAIS2]O padre, teólogo na Congregação para a Doutrina da Fé, não poderá celebrar a Santa Missa, administrar os sacramentos ou usar a batina, nos termos da decisão do bispo de Pelplin, Ryszard Kasyna. O comunicado do porta-voz da diocese lembra que o bispo havia enviado um aviso a Charamsa em 3 de outubro, dia de sua revelação, e o chamou à conversão.

"Dada a falta de vontade do padre Charamsa de respeitar a doutrina da Igreja, e suas declarações públicas, que mostram que ele continua a viver em desacordo com as regras de comportamento do sacerdote católico", o bispo de Pelplin decidiu por sua suspensão.

"Esta penalização destina-se a incentivar o padre Charamsa a corrigir seu modo de vida e pode ser revogada. No entanto, isso depende do comportamento subsequente" do padre, acrescenta o comunicado. A suspensão a divinis não implica a excomunhão, a exclusão total da vida da Igreja Católica. O padre sancionado pode ainda receber os sacramentos.

A revelação de Charamsa, que apresentou o seu parceiro à imprensa italiana, ocorreu na véspera de um sínodo sobre a família. O Vaticano reagiu, lamentando um ato "muito grave e irresponsável".

AFP 

TAGS