PUBLICIDADE
Notícias

Irã: justiça chega a veredicto sobre correspondente do Washington Post

13:50 | 11/10/2015
A justiça do Irã chegou a um veredicto sobre o caso de espionagem relacionado ao correspondente do Washington Post, Jason Rezaian. A decisão, no entanto, não foi divulgada.

Rezaian tem dupla nacionalidade, americana/iraniana, e foi detido pelas autoridades do Irã no dia 22 de julho de 2014, junto com sua esposa, também jornalista, e um fotógrafo.

Após ser mantido por meses sem uma acusação divulgada, foi revelado em abril que Rezaian era acusado de espionagem e de fazer propaganda contra o sistema iraniano.

Sua esposa, Yeganeh Salehi, e o fotógrafo foram libertados da prisão, mas Rezaian permaneceu em Evin, em Teerã, penitenciária conhecida por deter presos políticos.

Rezaian passou por quatro audiências perante o juiz Abolghassem Salavati, conhecido por distribuir sentenças duras em casos políticos. A última ocorreu em agosto.

O acordo nuclear firmado entre o Irã e seis potências mundiais, incluindo os Estados Unidos, trouxe esperança sobre a liberdade de Rezaian. Os advogados do jornalista, o Washington Post, sua família e especialistas em direitos humanos das Nações Unidas negaram todas as acusações e exigem sua libertação.

O editor-executivo do Washington Post, Martin Baron, disse que tinha conhecimento da divulgação do veredicto, mas que também não possui mais informações. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS