PUBLICIDADE
Notícias

Importante membro da Irmandade Muçulmana é preso no Egito

Considerado um dos principais financiadores da organização, empresário foi detido em casa, nesta quinta-feira, 22

18:25 | 22/10/2015

Um importante membro mantenedor da Irmandade Muçulmana no Egito foi preso pela Polícia, nesta quinta-feira, disseram autoridades de segurança, no momento em que a organização islâmica é alvo de uma repressão implacável.

[SAIBAMAIS3]O empresário Hassan Malek, considerado um dos principais financiadores da organização, foi detido nesta quinta à noite, em sua casa, no subúrbio do Cairo, acrescentaram fontes policiais. "A Procuradoria emitiu um mandado de prisão contra ele, que está envolvido em várias questões na Justiça", disse à AFP um funcionário de alto escalão do Ministério do Interior, que garantiu não ter mais detalhes.

Malek já havia sido preso em 2006, sob o regime de Hosni Moubarak, e condenado à prisão em 2008 por um tribunal militar, ao lado do também empresário Khairat al-Chater, número dois da confraria, por financiamento de uma organização ilegal. Os dois foram soltos em 2011, após a revolta popular que tirou Hosni Mubarak do poder.

Desde a queda do presidente islâmico Mohamed Mursi em julho de 2013, sua confraria da Irmandade Muçulmana foi posta na ilegalidade pelo governo, e milhares de seus partidários, presos, assim como quase todos os líderes dessa organização. Pela primeira vez em 30 anos no país, as eleições legislativas abertas no domingo acontecem sem representantes da Irmandade, a principal força de oposição e proibida desde 2013.

O presidente Abdel Fattah al-Sissi, ex-chefe do Exército e responsável pelo golpe que destituiu Mursi, é acusado de ter instalado um regime ainda mais repressor do que o de Mubarak.

AFP

TAGS