PUBLICIDADE
Notícias

Furacão Joaquim ganha força nos EUA e sobe para categoria 4

15:50 | 01/10/2015
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) informou há pouco que o furacão Joaquim ganhou força no Atlântico e "tornou-se um furacão extremamente perigoso de categoria 4" na escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados de 210 km/h. "Algum fortalecimento adicional é possível nas próximas 24 horas, com algumas flutuações de intensidade possíveis na noite de sexta e no sábado", diz o informe do NHC

Às 14h (de Brasília), o furacão Joaquim estava à latitude 23,0 Norte e longitude 74,2 Oeste, movendo-se para sudoeste à velocidade de 9 km/h. "O movimento para sudoeste ou oeste deve continuar durante a noite de hoje. Uma virada para noroeste e norte é esperada para sexta-feira e um movimento mais rápido para o norte é esperado para a noite de sexta e o sábado". Alertas de furacão estão em vigor para todo o arquipélago das Bahamas.

O informe do NHC não esclarece quando o furacão deverá atingir a Costa Leste dos EUA.

Pela manhã, o meteorologista Glenn Field, do Serviço Nacional do Tempo em Taunton (Massachusetts), disse que havia "uma probabilidade aproximadamente igual" de Joaquim voltar-se para o a costa da Nova Inglaterra ou atingir o litoral dos EUA mais ao sul, o que deverá acontecer entre a noite de domingo e a segunda-feira. Comunidades nos estados norte-americanos de Nova York e Nova Jersey, atingidas pelo furacão Sandy em 2012, estão fazendo preparativos. Os estados de Nova Jersey e Virgínia declararam estado de emergência preventivo.

TAGS