PUBLICIDADE
Notícias

Exército do Afeganistão recaptura do Taleban estratégica cidade de Kunduz

11:30 | 01/10/2015
As forças do governo do Afeganistão reconquistaram nesta quinta-feira a cidade de Kunduz, após três dias em poder dos rebeldes do Taleban, enquanto intensos conflitos ainda permanecem na região.

Ao meio-dia do horário local, grande parte da cidade já tinha sido libertada, segundo autoridades. Os moradores restantes de Kunduz disseram que ainda podiam ouvir explosões e tiroteios do lado de fora de suas casas.

No entanto, o Taleban negou que tenha perdido a cidade. O porta-voz do grupo, Zabihullah

Mujahid, afirmou hoje que a cidade ainda estava em suas mãos, dizendo que "a bandeira Taleban ainda está hasteada" em Kunduz.

A queda de Kunduz para o Taleban na segunda-feira marcou um grande revés para as forças do governo do Afeganistão, que têm se esforçado para combater os insurgentes com ajuda limitada

das tropas dos EUA e da OTAN.

O porta-voz do Ministério do Interior disse que a operação para ter de volta Kunduz foi lançada na quarta-feira e que "uma operação para limpar a cidade estava em curso" e "pode demorar alguns dias".

Segundo o porta-voz, a batalha é uma operação conjunta da polícia e do exército e que os obstáculos criados pelo Taleban para impedir qualquer movimento foram removidos. Ele disse que os suprimentos essenciais, incluindo alimentos e medicamentos, seriam entregues em breve para os moradores.

De acordo com o Ministério do Interior, cerca de 200 combatentes do Taleban foram mortos nos combates, mas não forneceu um número de baixas do governo.

O chefe da polícia de Kunduz, Sarwar Hussaini, disse que os corpos dos militantes do Taleban estavam nas ruas e que a operação de retomada foi complicada porque alguns combatentes tinham se escondido dentro das casas das pessoas.

Dados do Médicos sem Fronteiras apontam que desde a queda da cidade, 296 pessoas ficaram feridas, destes 64 são crianças e 74 estavam em estado crítico. Fonte: Associated Press.

TAGS