PUBLICIDADE
Notícias

Ex-funcionário da usina de Fukushima com câncer recebe indenização

10:30 | 20/10/2015
O governo japonês disse pela primeira vez nesta terça-feira que um trabalhador da usina nuclear de Fukushima está com câncer que pode ter sido causado pela exposição à radiação no local. A usina sofreu um grande acidente, em 2011.

O homem, de quase 40 anos, recebeu uma indenização no âmbito da lei trabalhista japonesa, informou o Ministério da Saúde e do Trabalho. Com isso, ele foi o primeiro trabalhador da usina a receber esse tipo de indenização após desenvolver câncer.

Sete outros funcionários do local que haviam sido diagnosticados com câncer já pediram a indenização. Três tiveram o benefício negado e outros três casos estão tramitando. Um dos ex-funcionários retirou o pedido. Um painel de especialistas revisa as solicitações.

O homem que recebeu a compensação, que não teve a identidade revelada, foi diagnosticado com leucemia após trabalhar na usina por 18 meses entre 2011 e 2013, segundo o ministério. Ele está em tratamento.

Mesmo com a indenização, porém, a conexão entre o câncer e seu período na usina não foi estabelecida, segundo o ministério. A pasta apontou que é difícil provar uma relação entre o câncer e a exposição à radiação no patamar sofrido por ele. O funcionário que ganhou a indenização já trabalhou em outras usinas nucleares.

Mais de 44 mil pessoas foram empregadas na usina de Fukushima desde o desastre de março de 2011, em funções como construção e engenharia, segundo a operadora Tokyo Electric Power (Tepco). A limpeza da usina deve durar até 40 anos, diz a companhia.

A notícia é divulgada semanas antes de ser religado um segundo reator nuclear no Japão, mesmo em meio a uma batalha judicial entre as operadoras da usina e os opositores da iniciativa. A primeira usina foi religada em agosto. Todos os reatores do país foram desligados após o desastre de Fukushima, enquanto o governo desenvolvia regras mais rígidas para garantir a segurança.

O governo e a companhia também enfrentam processos de moradores de Fukushima exigindo compensação por perdas causadas pelo acidente na usina. Mais de 70 mil moradores da região ainda não conseguem voltar a suas casas, por causa do nível alto de radiação. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS