PUBLICIDADE
Notícias

EUA não cooperam com a Rússia na Síria, diz secretário de Defesa

11:40 | 07/10/2015
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, disse nesta quarta-feira que a coalizão liderada pelos Estados Unidos não concordou em cooperar com a Rússia na luta contra o Estado Islâmico. Segundo a autoridade, não é possível haver colaboração enquanto os russos continuarem a atacar também outros alvos.

Carter afirmou que os EUA terão conversas básicas, técnicas com a Rússia sobre os esforços para garantir que os voos na Síria sejam realizados de maneira segura. "E é isso", disse ele, durante entrevista coletiva em Roma com a ministra de Defesa da Itália, Roberta Pinotti.

Os EUA, segundo o secretário, não estão preparados para cooperar com uma estratégia "tragicamente falha" da Rússia. Segundo Carter, os russos continuam a atacar alvos que não são do Estado Islâmico. "Nós acreditamos que esse é um erro crucial."

A autoridade norte-americana disse estar preocupada com a ofensiva por terra dos sírios, iniciada nesta quarta-feira com o apoio aéreo russo. O governo de Moscou é aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad, enquanto os EUA argumentam que, para haver paz na Síria, é preciso que Assad deixe o poder.

O vice-ministro da Defesa russo, Anatoly Antonov, disse que seu país deseja um diálogo com a coalizão liderada pelos EUA no combate ao Estado Islâmico, mas "lamentavelmente, os norte-americanos gostariam de limitar nossa cooperação a assuntos técnicos relativos à interação entre nossos pilotos". Fonte: Associated Press.

TAGS