PUBLICIDADE
Notícias

Diretora de ONG do Reino Unido é encontrada morta em aeroporto de Istambul

15:40 | 19/10/2015
A diretora do Institute for War & Peace Reporting (Instituto de Reportagens sobre Guerra & Paz, em tradução livre) no Iraque, Jacqueline Sutton, de nacionalidade britânica, foi encontrada morta em circunstâncias não esclarecidas no Aeroporto Internacional de Ataturk, o principal da Turquia, autoridades da Inglaterra divulgaram nesta segunda-feira.

Amigos e colegas de trabalho de Sutton pediram uma investigação urgente sobre sua morte, que ocorre meses depois da de seu predecessor, que foi morto em uma explosão. O Institute for War & Peace Reporting (IWPR) é uma organização não-governamental que trabalha para fazer mudanças positivas através do jornalismo em áreas de conflito.

As autoridades afirmam que Sutton, que era jornalista, estava indo viajar para sua base em Irbil, região de domínio curdo no norte do Iraque.

A jornalista tinha 50 anos e já havia sido produtora e locutora da BBC e teve vários cargos em organizações humanitárias e na Organização das Nações Unidas (ONU).

A agência estatal de notícias da Turquia, Anadolu, afirmou que Sutton se suicidou dentro de uma banheiro no aeroporto, após perder seu voo de conexão. A agência reportou, sem citar fonte, que ela estava perturbada porque não tinha dinheiro para comprar outra passagem para o Iraque.

A agência de notícias Dogan afirmou que a jornalista se enforcou com cadarços de sapato, mas também não citou fontes. Seu corpo foi encontrado por três turistas da Rússia que alertaram a polícia, segundo a agência.

Entretanto, os amigos e colegas de Sutton estão céticos quanto as informações publicadas na imprensa da Turquia.

Anthony Borden, diretor executivo do Instituto, afirmou que Sutton "devotou sua vida ao jornalismo profissional". "Em respeito a isso, nós precisamos analisar os fatos. Precisamos de mais fatos", comentou.

Borden disse que Sutton sabia que a organização teria pagado por um novo voo, um fato muito comum dentro da instituição. "Claramento não teria ocorrido nenhum problema (com dinheiro). É realmente inconcebível. Nós trocamos passagens todo o tempo", disse.

O Escritório de Relações Exteriores do Reino Unido afirmou que está "dando assistência para a família de Jacqueline Sutton nesse momento dífick". As autoridades informaram que estão em contato próximo com o governo da Turquia. Fonte: Associated Press.

TAGS